Connie Culp, a paciente que fez um transplante de 80% de seu rosto foi apresentada por médicos americanos de Cleveland, em Ohio. Por 5 meses depois da cirurgia a identidade da paciente e o que causou a trasfiguração foram mantidos em sigilo. Connie teve o rosto desfigurado em 2004 depois que o marido atirou contra o rosto dela durante uma briga. No disparo, ela perdeu um olho e o nariz, as bochechas, mandíbula e o lábio superior. "Eu não sou um monstro", afirmou a paciente durante a coletiva de imprensa na qual foi apresentada.
Esse foi o 4º transplante de face realizado no mundo, porém foi o maior. O primeiro transplante de face foi o de Isabelle Dinoire, uma cirurgia de enorme sucesso funcional e estético. Além do transplante de Dinoire, foi feito outro na França incluindo mãos, rosto e couro cabeludo em um paciente de 30 anos que sofreu um grave acidente em 2004, com extensas queimaduras. Um outro transplante ainda foi feito em um homem na China.
O transplante de Connie Culp foi feito por uma equipe médica multidisciplinar de Cleveland em dezembro de 2008, depois de mais de 30 operações mal sucedidas e de ter esgotado todos os meios convencionais de cirurgia. Durante o processo pós operatório, Connie não podia comer alimentos sólidos, nem beber usando um copo, não sentia o gosto e o cheiro dos alimentos e respirava por traqueostomia.
0 comentários:
Postar um comentário